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Krav magá

Krav-Maga, que significa “combate contato”, é uma disciplina combate corpo a corpo, que foi desenvolvido no 19 º século por imigrantes judeus para (que era então) Palestina. A disciplina está globalmente associada ao Israel moderno, conforme refletido na mídia e em livros publicados de forma privada. Nos últimos anos, o Krav-Maga tem crescido em popularidade, tendência que pode ser atribuída ao aumento global das ações terroristas contra civis, como o tiroteio no Charlie Hebdo em 2015, e à reputação do Krav -Maga como o método oficial de combate corpo a corpo das Forças de Defesa de Israel (IDF). Apesar desse crescimento em popularidade, poucas pesquisas acadêmicas foram realizadas para examinar as origens históricas e a evolução do Krav-Maga, nem como elas estão ligadas à herança cultural do povo judeu. Ambos os projetos intelectuais são importantes para avaliar o caso da inclusão do Krav-Maga no âmbito do patrimônio cultural imaterial de Israel. É interessante notar que alguns trabalhos recentes foi realizado sobre a ligação entre o surgimento de Krav-Maga e as relações violentas entre residentes judeus e árabes da Palestina no final dos anos 19 º século. No entanto, este trabalho não examina as dimensões culturais e ideológicas do desenvolvimento do Krav-Maga.

No presente estudo, examinamos a evolução do Krav-Maga em mais detalhes e procurar para localizar o seu desenvolvimento dentro das tendências culturais e ideológicas que moldaram o desenvolvimento da consciência judaica durante o final do 19 º século e na primeira metade do 20 º século . Argumentamos que essas tendências sócio-culturais encontraram sua expressão natural no estabelecimento do Estado de Israel e que o Krav-Maga, portanto, se qualifica como parte do patrimônio cultural intangível da nação israelense.

O significado de patrimônio cultural imaterial (ICH)

Para estabelecer o argumento de que o Krav-Maga deve ser considerado como parte do patrimônio cultural imaterial de Israel (ICH), é necessário definir o que o termo significa. Na literatura acadêmica, “patrimônio” é geralmente tratado como um conceito que reflete a maneira como um grupo entende sua história processada ao longo do tempo. Existem inúmeras maneiras mais sutis de construir as noções de cultura e patrimônio. No entanto, para os presentes fins, é suficiente confiar na definição de ICH da UNESCO (2003):

“Patrimônio cultural imaterial” significa as práticas, representações, expressões, conhecimentos, habilidades – bem como os instrumentos, objetos, artefatos e espaços culturais a eles associados – que comunidades, grupos e, em alguns casos, indivíduos reconhecem como parte de seu patrimônio cultural . Este patrimônio cultural imaterial, transmitido de geração em geração, é constantemente recriado por comunidades e grupos em resposta ao seu meio ambiente, sua interação com a natureza e sua história, e lhes proporciona um sentido de identidade e continuidade, promovendo assim o respeito pela diversidade cultural e criatividade humana ”.

Essa definição fornece uma compreensão dos elementos necessários para que algo se enquadre na categoria de patrimônio cultural intangível. A definição enfatiza a transmissão e evolução do ICH ao longo do tempo e, portanto, implica que os processos, conhecimentos, práticas (e assim por diante) que estão enraizados na história de um povo e estão sujeitos a mudanças geracionais, se qualificam como patrimônio cultural. Além disso, esta definição incorpora a ideia de que os processos que constituem o ICH devem funcionar subjetivamente como parte da identidade ou patrimônio de uma nação.

Neste artigo procuramos demonstrar que o Krav-Maga é um corpo de conhecimento, uma prática e uma habilidade que se transmite de geração em geração. Mostraremos que sua forma evolui ao longo do tempo e que sua evolução interage com a história, cultura e patrimônio do povo israelense. Além disso, será mostrado que o Krav-Maga sustenta um senso de identidade nacional israelense, mas também promove a cooperação entre indivíduos com identidades nacionais diferentes. Por essas razões, argumenta-se que constitui parte do patrimônio cultural imaterial de Israel.

Eventos históricos que levaram à criação de uma nova ideologia e cultura (1782-1903)

Por muitos anos, os judeus, como minoria, foram submetidos a perseguições sistemáticas, como o exílio forçado de Praga em 1744 e a exposição ao libelo de sangue de Damasco em 1840. No entanto, a esperança de uma vida melhor e mais seguro começou a se espalhar no final dos anos 18 º século, quando o imperador José II da Monarquia de Habsburgo concedida a liberdade religiosa para a população judaica como parte de sua 1,782 Édito de Tolerância. Esta tendência continuou na segunda metade do 19 º século e, em 1861, Alexander o 2 nd (Imperador da Rússia) concedeu judeus o direito de participar de programas educacionais regulares e participar mais livremente em atividades de vida económicos de onde tinham anteriormente foi barrado.

No entanto, apesar dessas tendências, o anti-semitismo não desapareceu e, de fato, ele ressurgiu com alguma intensidade no império russo no final dos anos 19 º século imediatamente após o assassinato de Alexandre, o 2 nd em 1881 Ataques violentos contra judeus, conhecidos como pogroms, continuaram a explodir de vez em quando, criando uma convicção entre os judeus de que o anti-semitismo na Europa provavelmente não desapareceria. Como consequência, os judeus abandonaram a esperança de uma vida normal no exílio e começaram a abraçar duas novas concepções importantes de seu futuro – uma prática e outra ideológica. A mudança prática foi um aumento na emigração judaica da Rússia para outros países, incluindo, mas não se limitando à Palestina (que mais tarde se tornaria Israel). O segundo desenvolvimento foi o surgimento de uma nova ideologia promulgada pela liderança judaica, que convocava os judeus a agir de forma proativa para determinar seu próprio futuro ao invés de aceitar o status quo como inevitável.

Para entender a dinâmica dessa mudança ideológica, é necessário examinar os escritos de líderes e ativistas judeus que atuaram neste período. Um desses líderes, Judah Leib Pinsker, em seu famoso artigo “Auto-Emancipação” (1882), exortou o povo judeu a buscar a independência em vez de depender de outras nações para protegê-los. Seu artigo começou com um antigo ditado hebraico: “Se eu não for por mim, quem será por mim? … E se não for agora, quando?”. Ao associar a nova ideologia a este aforismo tradicional, Pinsker aproveitou o vínculo do povo com sua herança judaica, fornecendo uma justificativa poderosa e motivação para apoiar a mudança ideológica proposta.

Essa mudança de paradigma da minoria perseguida para a nação putativa foi reforçada por expressões constantes de anti-semitismo, levando à criação do movimento sionista no final do século 19 th século Isso, por sua vez, desencadeou uma série de desenvolvimentos políticos que eventualmente levaram ao estabelecimento do Estado de Israel em 1948. Outros líderes sionistas importantes que buscaram despertar a noção dos judeus como um povo forte com capacidade de se defender foram Max Nordau e Zé ‘ev Jabotinsky. Em 1898, Nordau cunhou o termo “Judaísmo Muscular” para se referir ao conceito de judeus com intenso orgulho nacional, destreza física e capacidade de lutar e proteger a si mesmos e sua nação. Além disso, ele vinculou esse conceito a heróis tradicionais como Sansão, Shimon bar Kokhba e Judas Maccabeus. Ecoando a estratégia de Pinsker, Nordau usou esses ícones culturais para vincular a nova ideologia a antigos temas judaicos. Da mesma forma, Ze’ev Jabotinsky fundou a Organização de Autodefesa Judaica em Odessa, e argumentou que o treinamento atlético deve ser praticado regularmente para garantir que a população judaica seja capaz de lutar por sua liberdade e pátria nacional. Essa ideologia política encorajou muitos judeus a se posicionarem e imigrarem para o que era então a Palestina – um território governado pelo Império Otomano.

Primeiros sinais de um Ethos pioneiro judeu: 1904-1914

De 1904-1914, à medida que as idéias do movimento sionista se espalharam e o anti-semitismo na Europa continuou inabalável, cerca de 35.000 judeus imigraram para a Palestina. A maioria desses imigrantes eram jovens que deram efeito à nova ideologia do orgulhoso e forte judeu ao 1) criar uma nova forma de assentamento agrícola conhecido como Kibutz e 2) assumir a responsabilidade pela guarda dos assentamentos judeus. Em 1907, vários novos imigrantes que antes pertenciam a grupos de autodefesa judeus na Europa formaram a organização Bar-Giyora. Este grupo foi nomeado após Shimon Bar-Giyora, um dos líderes da rebelião judaica contra a ocupação romana de terras judaicas em 66-73 AC. O nome do movimento demonstra novamente a prática de imbuir uma ênfase contemporânea na autoconfiança assertiva usando memórias folclóricas derivadas da tradição judaica. Em 1908, uma organização conhecida como Hashomer (“A Guarda”) substituiu Bar-Giyora como o movimento que personificava o ethos de orgulhosos guerreiros judeus e estava pronto para proteger os assentamentos judeus na Palestina .

Realização da Nova Ideologia durante o Mandato Britânico (1917-1948)

Em 1917, os britânicos arrancaram a área da Palestina do Império Otomano, criando uma oportunidade para o movimento sionista promover seus objetivos. Um passo fundamental foi “Declaração Balfour” o de 02 de novembro nd 1917, que declarou que o governo britânico favoreceu o estabelecimento de um lar nacional para os judeus na Palestina. Esta declaração levou ao aumento da imigração judaica para a Palestina, mas também a um aumento na resistência hostil da população árabe indígena. Em resposta, as organizações judaicas iniciaram formas de treinamento de combate baseadas principalmente em disciplinas marciais conhecidas, como Ju-Jitsu e boxe, combinadas com alguma experiência prática e conhecimento adquirido por imigrantes judeus durante o treinamento em seus países de origem. Infelizmente, essas técnicas não conseguiram salvar vidas em situações reais de combate.

Em 1920, após outra onda de ataques árabes contra residentes judeus, a Hagana (uma organização paramilitar judaica) foi estabelecida com base na infraestrutura de Hashomer. O Hagana procurou desenvolver uma disciplina de combate desarmado que fornecesse defesa eficaz contra ataques árabes, e procurou especialistas como o Dr. Moshe Feldenkrais e outros para fornecer conselhos sobre combate desarmado.

Feldenkrais (1904-1984), que tinha experiência com Ju-Jitsu e outros sistemas de combate corpo a corpo, procurou criar uma solução prática e mais eficaz a partir de suas próprias pesquisas e incorporando o princípio da “reação inconsciente” (também conhecido como “reação reflexiva”). Esta abordagem é baseada no pressuposto de que os seres humanos têm um sistema pré-programado de reações às ameaças e que essas reações são realizadas inconscientemente. Essa percepção levou Feldenkrais a estabelecer um regime de luta e treinamento aprimorado, cujos princípios fundamentais foram posteriormente adotados tanto por Kapap (uma abreviação de Krav Panim el Panim que significa “combate cara a cara”) e Krav-Maga. O comando Hagana considerou suas idéias suficientemente promissoras para justificar a concessão de uma bolsa de três anos permitindo a Feldenkrais treinar membros Hagana.

Entre 1936 e 1939, a liderança árabe sentiu-se intimidada pela expansão do número de judeus e reconheceu que poderia perder sua vantagem numérica. Encorajada pelas conquistas políticas árabes no Iraque, Egito e Síria, a revolta árabe na Palestina foi iniciada com a intenção de acabar com a imigração judaica e avançar a independência árabe; resultou em inúmeras vítimas em todos os lados . No decorrer desta violência, grupos judeus se sentiram compelidos a desenvolver e disseminar o conhecimento das técnicas de combate corpo a corpo, juntamente com a educação militar básica e física. Estando sob o mandato britânico, o treinamento aberto em disciplinas de combate era restrito, então os imigrantes judeus adaptaram táticas de combate corpo a corpo conhecidas para criar uma disciplina de combate única, que poderia ser representada como um “esporte defensivo” (Sport Magen). Essa disciplina, que incorporou técnicas de Ju-Jitsu, boxe e luta livre, além de algumas ideias de Feldenkrais, foi promovida inicialmente por Gersho Kofler como esporte pela organização esportiva Hapoel. Durante o mesmo período, um oficial da inteligência britânica (Charles Orde Wingate) estacionado na Palestina decidiu apoiar a causa sionista formando pequenas unidades de assalto armado de comandos judeus liderados por britânicos para conter as ações árabes hostis. Este foi um momento transformador no desenvolvimento da abordagem do movimento sionista, mudando de um foco na defesa para a criação de uma operação de contraterrorismo dinâmica e altamente eficaz. Outra contribuição para o desenvolvimento da doutrina de combate judaica surgiu de manifestações judaicas em protesto contra o que era visto como regulamentações discriminatórias propostas pelo Secretário de Estado Britânico para as Colônias em 1939. Durante esses protestos, policiais britânicos usaram cassetetes para espancar manifestantes judeus, causando desmoralização significativa dentro da comunidade judaica e a dissolução de vários pelotões de jovens Isso, por sua vez, encorajou os membros do Hagana a conduzir “experimentos de combate” para encontrar um meio prático de conter a ameaça dos cassetetes britânicos. O resultado foi a introdução de um método de combate por bastão curto, que se tornou parte integrante do regime geral de treinamento de combate face a face da época. A transformação conceitual de uma abordagem defensiva para uma ofensiva, juntamente com a introdução da arma de cano curto, foi associada a uma mudança na rotulagem do sistema de combate; o que antes era conhecido como Sport Magen tornou-se Kapap.

O desenvolvimento de uma disciplina de combate local e a mudança das operações defensivas para as contra operações ativas podem ser vistas em um contexto mais amplo, como parte de uma cultura de combate emergente baseada na proatividade, judaísmo muscular e autossuficiência.

O Estabelecimento e Desenvolvimento do Krav-Maga em Israel (1948-1971)

Durante a primeira década após a declaração da independência de Israel em 1948 e o estabelecimento do IDF, o treinamento de combate corpo a corpo do exército dependeu fortemente de Kapap e usou instrutores e materiais de treinamento do Hagana. É verdade que de 1948 até o final da década de 1950, vários termos diferentes apareceram nos documentos da IDF, mas foram usados ​​alternadamente. Assim, Kapap, Sport Magen e Krav-Maga foram vistos como variantes de um sistema corpo a corpo comum. Eventualmente, no final do período, o termo Krav-Maga tornou-se o termo aceito para o método de combate corpo a corpo da IDF, substituindo o termo Kapap por completo.

A fase mais recente na evolução do Krav-Maga foi o desenvolvimento de uma forma não militar, muitas vezes creditada a Imi Lichtenfeld, um proeminente instrutor de combate corpo a corpo e especialista em Kapap e Krav-Maga dentro da Hagana e IDF Por volta de 1964, Lichtenfeld foi ativo na promoção do Krav-Maga como uma disciplina civil, introduzindo novas técnicas e adotando o sistema de cinturão de judô. Em agosto de 1971, o primeiro curso de instrutor civil de Krav-Maga foi realizado no clube de treinamento de Lichtenfeld em Netanya.

Krav-Maga hoje

O Krav-Maga hoje é ensinado e praticado em três modos diferentes: como um sistema de autodefesa, como um sistema de combate para as forças de segurança e como uma arte marcial. O princípio da “reação inconsciente” estabelecido por Feldenkrais continua a servir como a característica comum de todas as três manifestações do Krav-Maga. No entanto, as técnicas específicas incluídas no portfólio do Krav-Maga continuam a evoluir em resposta às mudanças nas ameaças, como tentativas de sequestrar soldados israelenses ou roubar seus rifles. Assim, o Krav-Maga militar continua como um sistema em evolução de combate corpo a corpo.

Do ponto de vista civil, existem dezenas de organizações Krav-Maga em todo o mundo, cada uma promovendo a participação na disciplina por meio de cursos, campos de treinamento e eventos internacionais. Várias faculdades israelenses oferecem programas de treinamento em Krav-Maga para estudantes estrangeiros que podem aprender a disciplina em Israel ou em instalações externas localizadas no exterior. Nas últimas duas décadas, um novo segmento da indústria do turismo emergiu em Israel especificamente para satisfazer a demanda por treinamento em Krav-Maga, às vezes acompanhado de passeios pelo país. Estes cursos de formação e experiências de “Tour and Train” unem pessoas de diferentes nacionalidades com um interesse comum pelo Krav-Maga, através do qual desenvolvem um sentido de identidade e solidariedade, criam laços de amizade e aprendem a respeitar a diversidade cultural.

Discussão

O argumento que desejamos apresentar é que o desenvolvimento do Krav-Maga está entrelaçado com a história e as tradições do povo judeu. As raízes deste sistema de combate estão a ser encontrado na revolução cultural e ideológica judaica que ocorreu no final dos anos 19 thséculo. Esta abordagem “muscular” para a defesa e manutenção da identidade judaica é em si mesma ressonante com antigas tradições bíblicas associadas à sobrevivência judaica em um ambiente hostil. A migração da Europa para a Palestina, as hostilidades locais com a população árabe residente e as relações vacilantes com as forças do Mandato Britânico exerceram uma influência no formato e na aplicação do Krav-Maga à medida que evoluía ao longo do tempo. As interações entre esses eventos históricos não apenas criaram um sistema distinto de combate, mas também desempenharam um papel na formação da identidade nacional judaica, uma ideologia mais robusta e autossuficiente e, em última análise, uma pátria nacional.

A própria disciplina de combate, embora tendo nomes diferentes em diferentes pontos de sua história, constitui essencialmente um único sistema em evolução, que sofreu modificações como consequência de eventos históricos judaicos. Nos dias de Feldenkrais (e antes), o treinamento era chamado de autodefesa e Jujitsu. Durante 1933-1941, o título predominante era Sport Magen (embora às vezes também fosse referido como Jujitsu). O nome Kapap apareceu quando a disciplina evoluiu para incorporar a luta de bastão curto. Em meados da década de 1950, o termo Krav-Maga havia estabelecido seu domínio. No entanto, ao longo desses períodos, como argumentado acima, os princípios da autoconfiança e da reação inconsciente, bem como o uso da experimentação para desenvolver respostas adequadas às mudanças de ameaças, têm sido características constantes.

O Krav-Maga não seria a primeira disciplina de combate a ser reconhecida como um exemplo de ICH de uma nação; algumas artes marciais chinesas e Taekkyeon (uma arte marcial tradicional coreana). já foram reconhecidas. No entanto, Krav-Maga, que surgiu da história judaica europeia e como uma resposta à dramática mudança cultural, incorpora a memória da resistência à opressão histórica. Nesse aspecto, ela se assemelha muito à Capoeira (uma prática cultural afro-brasileira de luta e dança simultâneas), que foi reconhecida pela UNESCO em 2014 como parte do patrimônio cultural imaterial do Brasil. O Krav-Maga atende aos critérios da UNESCO para patrimônio cultural intangível, visto que é reconhecido pelos israelenses como parte de sua herança cultural, é transmitido de geração em geração e tem evoluído constantemente em resposta às vicissitudes da história judaica. de um século. O Krav-Maga é amplamente praticado internacionalmente, embora seja reconhecido como uma forma autêntica de combate corpo a corpo israelense. Assim, reforça a identidade nacional israelense ao mesmo tempo que promove a cooperação entre profissionais de muitos países diferentes. Conclui-se que há uma justificativa sólida para declarar e proteger o Krav-Maga como um elemento do patrimônio cultural imaterial de Israel.

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